Atendimento / Fale conosco
> Contatos dos Coordenadores dos Cursos de Graduação - Clique aqui [atualizado em 04/05/2023]
> Contatos das Direções de Centros - Clique aqui [atualizado em 17/11/2022]
> e-Agenda Pró-Reitora de Graduação
O atendimento ao público na Prograd é realizado nos formatos online (remoto), presencial ou telefônico.
Atendimento online:
O atendimento online é realizado pela Prograd por meio do Portal de Atendimento da UFES, atráves da abertura de Tickets (chamados).
Dentre os benefícios desse formato, destacamos:
- A praticidade: nesse sentido, permite a utilização do tempo para a leitura, estudo, pesquisa etc., ao invés de perdê-lo em filas;
- Segurança da informação: permite que a resposta obtida seja utilizada em momentos posteriores ou para avaliar o atendimento recebido;
- Agilidade na obtenção de resposta à demanda;
- Centralizar todos os pedidos de atendimento e servir de forma mais apropriada os demandantes.
Para obter o atendimento online:
- Clique no tópico/assunto correspondente, nas listas abaixo;
- Na página seguinte, entre com sua conta já cadastrada ou crie uma nova conta;
- Preencha o formulário solicitado;
- Clique em "Criar chamado";
- Um ticket de atendimento (chamado) será criado, com um número único;
- Aguarde retorno do setor responsável.
O requerente pode acompanhar o as respostas ao ticket acessando o portal: atendimento.ufes.br.
Tópicos / Assuntos para atendimento:
Direção de Registro e Controle Acadêmico / Arquivo e Registro Escolar:
- Amparo legal;
- Atestado de início / conclusão de curso;
- Atestado de coeficiente de rendimento;
- Atestado de programas de curso;
- Atestado de reconhecimento de curso;
- Outros assuntos.
Matrícula e Controle Acadêmico:
- Cadastro de estudantes;
- Desligamento Voluntário;
- Documentação de estudantes;
- Histórico escolar;
- Matrícula - Outros;
- Matrícula aluno especial;
- Matrícula de ingressantes;
- Migração curricular;
- Processo seletivo - Letras Libras;
- Processo seletivo - Música;
- Processo seletivo - Procampo;
- Processo seletivo - Remoção/Reopção/Transferência/Novo Curso;
- Processo seletivo - SISU;
- Registro escolar - Outros;
- Retificação de notas;
- Trancamento de Curso;
- Transferência ex-oficio;
- SISU/UFES - Cotas Deficientes;
- SISU/UFES - Dúvidas Gerais.
Colação de Grau, Expedição e Registro de Diploma:
- Colação de grau com a turma;
- Colação de grau em data especial;
- Colação de grau antecipada;
- Diploma UFES;
- Diploma UFES - VERACIDADE;
- ENADE no Histórico Escolar;
- Manutenção de vínculo;
- Ressarcimento de taxa de Diploma;
- Revalidação de Diploma Estrangeiro;
- Registro de diploma de Instituições de Ensino Superior não universitárias.
Acompanhamento Acadêmico:
Estágios:
Direção de Desenvolvimento Pedagógico:
- Alteração de pré-requisito;
- Anexar documento avulso em PPCs;
- Bibliografias básicas e complementares;
- C.H. de extensão nos PPCs;
- C.H. mín e máx para matrícula;
- Criação de disciplinas optativas;
- Distribuição Teo-Exer-Lab;
- Equivalência de disciplinas;
- Exclusão de disciplinas optativas;
- Formação Continuada de Docentes;
- Nova versão de PPC;
- Orientação novo Curso de Graduação;
- Periodização de disciplinas;
- Preenchimento de PPC no acadêmico;
- Redepartamentalização disciplinas;
- Regulamento Atividades Complem;
- Regulamento Estágio Supervisionado;
- Regulamento TCC;
- Unificação de disciplinas.
Divisão de Gestão Administrativa:
- Almoxarifado;
- Atas, Portarias e Resoluções;
- Comunicação;
- Diárias e Passagens;
- Earte;
- Eventos;
- Gestão Financeira;
- Outros Assuntos.
Câmara de Graduação:
Informática:
- Lei nº 12.527/2011;
- Mala direta para estudantes;
- Portal do Aluno - Dúvidas;
- Portal do Professor - Dúvidas;
- Publicações sítios Prograd;
- Sistema Acadêmico - Dúvidas;
- Sistema Acadêmico - Solicitar acesso.
Portal do Aluno:
A lista a seguir discrimina os documentos / serviços que podem ser obtidos pelos estudantes EXCLUSIVAMENTE por meio do Portal do Aluno:
- Identidade Estudantil Ufes
- Histórico Parcial
- Horário Individual
- Currículo de Cursos
- Comprovante de Matrícula em Disciplinas
- Ficha Cadastral
- Integralização Curricular
- Atestado de Matrícula
- Atestado Reconhecimento de Curso e Sistema de Avaliação
- Solicitação de Desligamento Voluntário de Curso
- Solicitação de Trancamento de Matrícula
- Solicitação de Alteração de Nome Social
Importante:
- A Prograd NÃO faz impressão de documentos disponíveis no Portal do Aluno;
- A Prograd NÃO assina manualmente (com carimbo) documentos que já possuem autenticação digital;
Atendimento presencial:
O atendimento presencial é realizado no guichê da Prograd, de 07:00 às 19:00.
Serviços prestados nesse formato:
- Entrega de Diplomas para egressos dos Cursos de Graduação UFES;
- Entrega de lotes de Diplomas registrados para Instituições de Ensino Superior não universitárias;
- Outros serviços não atendidos por meio eletrônico ou telefônico.
Entrega de diplomas:
- De segunda a sexta, das 7 às 19h, no Guichê da Prograd;
- Documentos EXIGIDOS para retirada do diploma, acesse: https://prograd.ufes.br/diplomaufes
Importante:
Considerando os protocolos de biossegurança, o atendimento presencial é realizado nos guichês, pois estes contam com barreira de proteção de vidro, evitando, assim, o contato próximo entre atendente, cidadão ou cidadã.
Para recebimento do serviço, o cidadão ou cidadã deverá estar usando máscara e, também, higienizar as mãos com álcool em gel disponível na entrada da Prograd.
O quantitativo de pessoas que poderá aguardar atendimento no hall da Prograd é de 8. O controle da entrada será realizado pelo porteiro que orientará sobre a obrigatoriedade de uso de máscara e sobre a higienização das mãos.
Atendimento telefônico
O atendimento telefônico é realizado pela Prograd quando há dificuldades ou impossibilidade na abertura de chamado por parte do requerente.
Diretoria de Registro e Controle Acadêmico (DRCA)
Telefones: +55 (27) 4009 2413
Arquivo e Registro Escolar
+55 (27) 3145 5441
Coordenação de Matrícula e Controle Acadêmico
Telefone: +55 (27) 4009 2418
Coordenação de Registro e Expedição de Diplomas
Telefone: +55 (27) 4009 2417
Colação de Grau
Telefone: +55 (27) 4009 2420
Diretoria de Apoio Acadêmico (DAA)
Telefones: +55 (27) 4009 2411
Coordenação de Acompanhamento Acadêmico
(Ramais inoperantes, em manutenção. Atendimento exclusivamente por meio do portal atendimento.ufes.br)
Coordenação de Estágios
(Ramais inoperantes, em manutenção. Atendimento exclusivamente por meio do portal atendimento.ufes.br)
Diretoria de Desenvolvimento Pedagógico (DDP)
Telefone: +55 (27) 4009 2414 ou +55 (27) 3145 5397
Divisão de Gestão Administrativa
Telefone: +55 (27) 4009 2415
Recepção
Telefone: +55 (27) 4009 2410
Seção de Gestão da Informação (Informática)
Atendimento exclusivamente por meio do portal atendimento.ufes.br