Pró-Reitoria de Graduação

Programa Integrado de Bolsas (PIB)

Com o objetivo de prover a Instituição de um conjunto articulado de programas formativos, acessíveis aos estudantes de graduação, que propiciem experiências científicas, culturais e artísticas ao longo de sua trajetória acadêmica, de forma a desenvolver competências técnico-científicas e sociais, além de valores humanísticos, foi criado o Programa Integrado de Bolsas – PIB com o intuito de apoiar atividades acadêmicas que integram as áreas de ensino, pesquisa e extensão, oportunizando aos estudantes atividades extracurriculares complementares à formação acadêmica, atendendo a necessidades e contribuindo para o fortalecimento do curso de graduação.

O PIB está configurado em dois grupos distintos de programas de bolsas: 1. a) Programa de Iniciação à Docência PID - visa contribuir para o processo de aprendizagem de estudantes, promovendo a maior interação entre discentes e docentes no que tange ao conteúdo das disciplinas, integrando a monitoria ao processo formativo e despertando o interesse do estudante pela carreira acadêmica; b) Programa de Aprimoramento Discente PAD - visa desenvolver ações e projetos que conferem suporte às atividades acadêmicas, técnicas e administrativas da UFES, e, ao mesmo tempo, ampliar o escopo da formação do discente por meio de seu engajamento em atividades promotoras de competências vinculadas ao seu campo de estudo.

Além deste, existem outros programas, tais como:

Programa de Bolsas de Extensão (PROJEX): visa promover ações e integração de trabalhos técnicos, científicos, culturais, esportivos e artísticos, desenvolvidos por esta Instituição, em prol e em parceria com a comunidade, contribuindo para a formação cidadã e apoiando a articulação Universidade- Sociedade.

Programa de Bolsas Digital (PIDIG): objetiva desenvolver habilidades de tecnologia da informação, além de incentivar e desenvolver atividades acadêmicas vinculadas ao uso da informática, visando atender a necessidades da Instituição e preparar estudantes de graduação para o desempenho de atividades de informática na vida profissional.

Certificados
A solicitação de certificados dos estudantes que participaram do Programa de Bolsas – PIB/UFES, durante o período: 2004 a 2016/1, será feita apenas por meio da link abaixo.

Obs.: A Prograd emitirá certificados de bolsas de monitoria PID/PAD dos projetos que tiveram vigências até JUNHO/2016. De JULHO/2016 em diante, os estudantes devem solicitar o pedido à Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), localizado no prédio da Reitoria ou então, pelo telefone 4009-7755  por se tratar de PaePe I e II".

Na solicitação, informe:
  • Nome completo (sem abreviação);
  • Curso de Graduação;
  • Matrícula UFES;
  • CPF;
  • E-mail;
  • Telefone.

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.