-A A +A
Pró-Reitoria de Graduação

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)



O que é ENADE?
O Enade é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Foi criado, juntamente com o Sistema Nacional de Avaliação Superior, pela Lei 10.861, de 14 de abril de 2004. Desde a sua criação, é um “componente curricular obrigatório”.
 
O que significa isso?
Significa que você precisa participar do processo para concluir o curso de graduação, colar grau e receber diploma.
 
E como participo do Enade? Eu mesmo me inscrevo?
Quem tem o DEVER de fazer sua inscrição é o(a) coordenador(a) do seu curso. É seu DIREITO verificar (e solicitar, se for o caso) se no seu Histórico Escolar não foi feito o registro de sua participação, como INGRESSANTE e/ou CONCLUINTE, assim como o ANO em que participou, desde que tenha cumprido o DEVER de fazer o Enade.
Se algum dia, por algum motivo, você for transferido de uma Instituição de Ensino Superior (IES) para outra, as anotações sobre a sua situação junto ao Enade deverão constar no histórico expedido pela sua instituição de origem.
 
TODOS OS CURSOS fazem o Enade de uma só vez?
NÃO! A cada ano, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pelo Sistema de Avaliação do Ensino, juntamente com o Ministério da Educação definem as ÁREAS (com seus cursos/habilitações) que serão avaliadas pelo Enade, de tal forma que cada curso/habilitação seja convocado de 3 em 3 anos a participar. Por isso, TODOS os ALUNOS podem cumprir esse componente curricular chamado Enade, no início e no fim do curso.
 
Todos os alunos fazem Enade ou só os que forem selecionados pelo Inep?
Todos os INGRESSANTES e CONCLUINTES das áreas/cursos/habilitações definidos pelo MEC/Inep, devem ser inscritos para participar do Enade, sendo que apenas os alunos concluintes respondem ao questionário do estudante e realizam a prova.
Para os ingressantes, são usados os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
 
De que instrumentos se constitui o Enade?
1. Para os ingressantes:
- Da nota do ENEM utilizada para ingresso na IES;
 
2. Para os concluintes:
- Do questionário do estudante a ser respondido por meio do site: enade.inep.gov.br é obrigatório para se obter informações sobre data, local e horário de prova. A partir da edição 2014 do ENADE, o aluno que não preencher o questionário ficará em situação IRREGULAR, mesmo que tenha feito à prova;
- Da prova
 
3. Para o curso:
- Das informações relativas aos estudantes ingressantes e concluintes.
- De um questionário que será respondido pelo(a) COORDENADOR(A) do curso/habilitação.
 
QUANDO participarei do Enade?
Em duas ocasiões:
 
a) Como INGRESSANTE, ou seja, quando tiver iniciado o curso com matrícula no ano letivo de realização do Enade pelo seu curso e ter cumprido até 25% da carga horária total do curso.
 
b) Como CONCLUINTE, ou seja, com expectativa de colação de grau até julho/2016 ou tenha cumprido carga horária igual ou superior a 70% do curso.
 
Se alguém trancar a matrícula ou abandonar o curso, ficará isento do Enade?
Não. O estudante que estiver com matrícula trancada, ou afastado da Instituição, deverá ser inscrito. Será mais produtivo fazer o exame e ficar REGULAR com o Enade. Caso contrário, ficará em situação IRREGULAR e terá que regularizar a sua situação na edição seguinte do Exame. 

 

Transparência Pública
Acesso à informação
Reuni

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910