Pró-Reitoria de Graduação

Atendimento ao público


O atendimento ao público será realizado nos formatos online e presencial, conforme discriminados a seguir. O atendimento online possui uma série de benefícios. Dentre eles, destacamos:

  1. a praticidade: nesse sentido, permite a utilização do tempo para a leitura, estudo, pesquisa etc., ao invés de perdê-lo em filas;
  2. segurança da informação: permite que a resposta obtida seja utilizada em momentos posteriores ou para avaliar o atendimento recebido;
  3. agilidade na obtenção de resposta à demanda.

Atendimento online

É necessário salientar que, no período da pandemia, devido à suspensão das atividades administrativas presenciais, a Prograd, com o apoio técnico da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), passou a prestar serviços no formato on-line. Após o retorno gradual das atividades presenciais, esses serviços continuarão a ocorrer nesse formato. Desse modo, o Quadro 1 lista os serviços que continuarão a ser realizado mediante solicitação no atendimento.ufes.br. Clique no nome do assunto/serviço para acessar o formulário de solicitação.

Dica: utilize os comandos Ctrl + F para localizar o assunto.

Quadro 1 - Lista de assuntos e serviços para atendimento remoto (online):

Assunto / Serviço Responsável pela prestação
Almoxarifado Assessoria de Gabinete
Atas, Portarias e Resoluções Assessoria de Gabinete
Comunicação Assessoria de Gabinete
Diárias e Passagens Assessoria de Gabinete
Earte Assessoria de Gabinete
Eventos Assessoria de Gabinete
Gestão Financeira Assessoria de Gabinete
Outros Assuntos Assessoria de Gabinete
Agenda Câmara de Graduação - CCG
Atos Atas, Portarias e Resoluçõe Câmara de Graduação - CCG
Comissões Câmara de Graduação - CCG
Outros assuntos Câmara de Graduação - CCG
Parecer Câmara de Graduação - CCG
Pauta Câmara de Graduação - CCG
Colação de Grau Coordenação de Expedição e Registro de Diplomas - CERD
Diplomas UFES Coordenação de Expedição e Registro de Diplomas - CERD
Diplomas UFES - VERACIDADE Coordenação de Expedição e Registro de Diplomas - CERD
ENADE no Histórico Escolar Coordenação de Expedição e Registro de Diplomas - CERD
Manutenção de vínculo Coordenação de Expedição e Registro de Diplomas - CERD
Ressarcimento de taxa de Diploma Coordenação de Expedição e Registro de Diplomas - CERD
Revalidação Diploma Estrangeiro Coordenação de Expedição e Registro de Diplomas - CERD
Cadastro de estudantes Coordenação de Matrícula e Controle Acadêmico - CMCA
Desligamento Voluntário Coordenação de Matrícula e Controle Acadêmico - CMCA
Documentação de estudantes Coordenação de Matrícula e Controle Acadêmico - CMCA
Histórico escolar Coordenação de Matrícula e Controle Acadêmico - CMCA
Matrícula - Outros Coordenação de Matrícula e Controle Acadêmico - CMCA
Matrícula aluno especial Coordenação de Matrícula e Controle Acadêmico - CMCA
Matrícula de ingressantes Coordenação de Matrícula e Controle Acadêmico - CMCA
Migração curricular Coordenação de Matrícula e Controle Acadêmico - CMCA
Processo seletivo - Letras Libra Coordenação de Matrícula e Controle Acadêmico - CMCA
Processo seletivo - Música Coordenação de Matrícula e Controle Acadêmico - CMCA
Processo seletivo - Procampo Coordenação de Matrícula e Controle Acadêmico - CMCA
Processo seletivo - Remoção/Reop Coordenação de Matrícula e Controle Acadêmico - CMCA
Processo seletivo - SISU Coordenação de Matrícula e Controle Acadêmico - CMCA
Registro escolar - Outros Coordenação de Matrícula e Controle Acadêmico - CMCA
Retificação de notas Coordenação de Matrícula e Controle Acadêmico - CMCA
SISU/UFES - Cotas Deficientes Coordenação de Matrícula e Controle Acadêmico - CMCA
SISU/UFES - Dúvidas Gerais Coordenação de Matrícula e Controle Acadêmico - CMCA
Trancamento de Curso Coordenação de Matrícula e Controle Acadêmico - CMCA
Transferência ex-oficio Coordenação de Matrícula e Controle Acadêmico - CMCA
Acompanhamento Acadêmico Diretoria de Acompanhamento Acadêmico - DAA
Certificados de bolsas Diretoria de Acompanhamento Acadêmico - DAA
Desligamentos Diretoria de Acompanhamento Acadêmico - DAA
Educação Tutorial PET Diretoria de Acompanhamento Acadêmico - DAA
Egressos Diretoria de Acompanhamento Acadêmico - DAA
Iniciação à Docência Pibid Diretoria de Acompanhamento Acadêmico - DAA
Outros assuntos Diretoria de Acompanhamento Acadêmico - DAA
Programa Integrado de Bolsas PIB Diretoria de Acompanhamento Acadêmico - DAA
Projetos de Ensino e PIAA Diretoria de Acompanhamento Acadêmico - DAA
Residência Pedagógica Diretoria de Acompanhamento Acadêmico - DAA
Alteração de pré-requisito Diretoria de Desenvolvimento Pedagógico - DDP
Anexar documento avulso em PPCs Diretoria de Desenvolvimento Pedagógico - DDP
Bibliografias básicas e complem. Diretoria de Desenvolvimento Pedagógico - DDP
C.H. de extensão nos PPCs Diretoria de Desenvolvimento Pedagógico - DDP
C.H. mín e máx para matrícula Diretoria de Desenvolvimento Pedagógico - DDP
Criação de disciplinas optativas Diretoria de Desenvolvimento Pedagógico - DDP
Distribuição Teo-Exer-Lab Diretoria de Desenvolvimento Pedagógico - DDP
Equivalência de disciplinas Diretoria de Desenvolvimento Pedagógico - DDP
Exclusão de disciplinas optativa Diretoria de Desenvolvimento Pedagógico - DDP
Formação Continuada de Docentes Diretoria de Desenvolvimento Pedagógico - DDP
Nova versão de PPC Diretoria de Desenvolvimento Pedagógico - DDP
Orientação novo Curso Graduação Diretoria de Desenvolvimento Pedagógico - DDP
Periodização de disciplinas Diretoria de Desenvolvimento Pedagógico - DDP
Preenchimento PPC no acadêmico Diretoria de Desenvolvimento Pedagógico - DDP
Redepartamentalização disciplina Diretoria de Desenvolvimento Pedagógico - DDP
Regulamento Atividades Complem. Diretoria de Desenvolvimento Pedagógico - DDP
Regulamento Estágio Supervision. Diretoria de Desenvolvimento Pedagógico - DDP
Regulamento TCC Diretoria de Desenvolvimento Pedagógico - DDP
Unificação de disciplinas Diretoria de Desenvolvimento Pedagógico - DDP
Amparo Legal Diretoria de Registro e Controle Acadêmico - DRCA
Atest início/conclusão de curso Diretoria de Registro e Controle Acadêmico - DRCA
Atest. Coeficiente de Rendimento Diretoria de Registro e Controle Acadêmico - DRCA
Atestado Conclusão de curso Diretoria de Registro e Controle Acadêmico - DRCA
Atestado Programas de curso Diretoria de Registro e Controle Acadêmico - DRCA
Atestado Reconhecimento de Curso Diretoria de Registro e Controle Acadêmico - DRCA
Outros assuntos Diretoria de Registro e Controle Acadêmico - DRCA
Certificados Divisão de Estágios
Convênios Divisão de Estágios
Divulgação de vagas Divisão de Estágios
Mobilidade Acadêmica Divisão de Estágios
Outros assuntos Divisão de Estágios
Termos aditivo Divisão de Estágios
Termos de compromisso Divisão de Estágios
Termos de rescisão Divisão de Estágios
Dados para Lei de Acesso à Informação Seção de Gestão da Informação - SGI
Acesso ao sistema Acadêmico Seção de Gestão da Informação - SGI
Envio de e-mail para estudantes Seção de Gestão da Informação - SGI
Lançamento de notas Seção de Gestão da Informação - SGI
Oferta de disciplinas Seção de Gestão da Informação - SGI
Portal do Aluno Seção de Gestão da Informação - SGI
Portal do Professor Seção de Gestão da Informação - SGI
Sistema Acadêmico (SIE/Acad.Web) Seção de Gestão da Informação - SGI
Sites - manutenção e publicações Seção de Gestão da Informação - SGI

Assim, para os serviços listados deverão ser solicitados pelo atendimento.ufes.br, conforme discriminado no Quadro 1. Esse sistema, denominado Tiket, permite centralizar todos os pedidos de atendimento e servir de forma mais apropriada os demandantes de atendimento. Cada ticket recebe um número único, que pode ser utilizado para acompanhar o progresso e suas respostas. Para abrir um ticket, é necessário um endereço de e-mail válido.

 Esse sistema evitará filas e aglomerações, medida muito necessária em tempos de pandemia.

Além do sistema ticket, para melhor atender os(as) estudantes, foram criadas funcionalidades no Portal do Aluno. A lista a seguir discrimina os documentos que podem ser acessados e as solicitações que podem ser feitas por meio desse Portal:

Atendimento presencial

Também será realizado atendimento presencial ao público. Dentre os serviços que serão prestados nesse formato, destacamos a entrega de diplomas para estudantes da Ufes e lotes de diplomas para Instituições de Ensino Superior privadas. Considerando os protocolos de biossegurança, esses serviços serãorealizados nos guichês, pois estes contam com barreira de proteção de vidro, evitando, assim, o contato próximo entre atendente, cidadão ou cidadã.

Para recebimento do serviço, o cidadão ou cidadã deverá estar usando máscara e, também, higienizar as mãos com álcool em gel disponível na entrada da Prograd.

O quantitativo de pessoas que poderá aguardar atendimento no hall da Prograd é de 8. O controle da entrada será realizado pelo porteiro que orientará sobre a obrigatoriedade de uso de máscara e sobre a higienização das mãos.


 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910