Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)

O que é o PIBID?

O PIBID é o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência que envolve estudantes e professores da escola básica e da Universidade. Atualmente são 472 bolsas para estudantes de cursos de licenciatura da UFES.
O objetivo do PIBID é desenvolver uma política de incentivo à formação de docentes a partir da garantia de maior permanência dos licenciados nas escolas de Educação Básica.

Quem são os responsáveis pelo PIBID?

O Pibid nasceu na Diretoria de Educação Básica da Coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior (Capes), e que financia o Programa. Na Ufes o PIBID está vinculado à Pró-reitoria de Graduação.

Quem pode participar do PIBID?

Os estudantes das diversas licenciaturas oferecidos pela universidade, como os cursos de licenciatura em Química, Física, Biologia, Matemática, Letras-Português, Letras-Espanhol, Artes Visuais, Pedagogia, Educação Física, Ciências Sociais, Musica, Historia e Geografia, dos campi de goiabeiras (Vitoria), Alegre e São Mateus.

E quais são as bolsas oferecidas?
São cinco modalidades de bolsas:
Iniciação à docência – para estudantes de licenciatura;
Supervisão – para professores de escolas públicas que supervisionam os licenciados;
Coordenação de área – para professores da licenciatura que coordenam subprojetos;
Coordenação de área de gestão de processos educacionais – para o professor da licenciatura que auxilia na gestão IES (Instituições de Ensino Superior); e
Coordenação institucional – para o professor da licenciatura que coordena o projeto na IES.

As bolsas são remuneradas?

Sim, existe um valor para cada tipo de bolsa. Os estudantes recebem uma bolsa de R$ 400,00.

Reuni