-A A +A
Pró-Reitoria de Graduação

Programa de Mobilidade Acadêmica (PMA) 2018/1

Estudantes da UFES podem estudar em outras universidades
 
A partir do próximo dia 23 de agosto, os estudantes de graduação da UFES interessados em viver a experiência de estudar em outras Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do país poderão se inscrever no Programa de Mobilidade Acadêmica (PMA). 
O PMA é um mecanismo de cooperação técnico-científica firmado entre as universidades federais brasileiras signatárias de um convênio junto à Associação Nacional os Dirigentes das Instituições Federais do Ensino Superior (ANDIFES). Pelo programa, os estudantes de graduação dessas instituições têm a oportunidade de complementar seus estudos e enriquecer sua formação através de um intercâmbio nacional, pelo qual, temporariamente, podem frequentar disciplinas em universidades de todo o país, e ao mesmo tempo, entrar em contato com diferentes ambientes acadêmicos e experimentar as diversidades regionais brasileiras. 
 
Os estudantes participantes do PMA ainda podem receber uma bolsa de estudos no período no qual estiverem em mobilidade acadêmica. O bolsista selecionado será beneficiado com um valor total de R$ 3.000,00 dividido em 05 parcelas mensais de R$ 600,00. Esse recurso é ofertado através do convênio assinado entre a ANDIFES e o Banco Santader, e tem contribuído para incentivar a adesão e a permanência de alunos da UFES no programa. Para o período 2018/1 serão ofertadas 03 bolsas estudantis.
Para participar do PMA da UFES, o estudante precisa ter concluído integralmente as disciplinas relativas ao primeiro ano letivo (1º e 2º semestres) do seu curso; não apresentar mais de uma reprovação por período letivo; apresentar coeficiente de rendimento normalizado igual ou superior a 5,0 (cinco) e estar matriculado no semestre do requerimento de ingresso no PMA. O prazo máximo de permanência no programa é de dois semestres letivos, podendo ser prorrogado excepcionalmente por mais um, mediante aprovação de ambas as instituições envolvidas. 
As inscrições para participar do PMA, referentes ao período 2018/1, serão realizadas na Divisão de Estágios do Departamento de Apoio Acadêmico da PROGAD (DAA-PROGRAD). Elas ficarão abertas dos dias 23 de agosto a 22 de setembro para estudantes da UFES, e até 31 de outubro de 2017 para os alunos de outras IFES que querem cursar em nossa universidade. 
 
Mais informações pelo telefone 4009-2334 e pela página www.prograd.ufes.br/mobilidade-acadêmica
 
Tags: 
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910